-
Arquitetos: IUA Ignacio Urquiza Arquitectos, WORKac
- Área: 232 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Arturo Arrieta
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para o projeto de dois Centros PILARES na Cidade do México, a WORKac fez parceria com o escritório de arquitetura mexicano Ignacio Urquiza Arquitectos. Localizado nos bairros de Lomas de Becerra e Azcapotzalco, PILARES (sigla para Puntos de Innovación, Libertad, Arte, Educación y Saberes ou Centros de Inovação, Liberdade, Arte, Educação e Conhecimento) é um projeto liderado pelo governo da Cidade do México para estabelecer espaços de educação e cultura que contribuam para a formação, capacitação, convívio e intercâmbio entre os habitantes. Os PILARES são uma série de edifícios públicos estrategicamente localizados na Cidade do México, situados em áreas com altos níveis de vulnerabilidade e pobreza.
Esses espaços voltados para a comunidade oferecem áreas destinadas ao estudo e aprendizagem, além de atividades artísticas, esportivas e recreativas gratuitas e oficinas dedicadas ao empreendedorismo e desenvolvimento profissional. Os programas incluem oficinas de educação continuada, robótica, serigrafia, eletrônica, culinária, joalheria, entre outras.
A Cidade do México cobre uma área de cerca de 1.400 quilômetros quadrados e é um território diverso e complexo, dividido em dezesseis distritos. A própria cidade faz parte da Zona Metropolitana do Vale do México, que tem uma população de quase 22 milhões de habitantes, muitos dos quais carecem de espaços para educação e atividades culturais. Os PILARES estão implantados em pontos estratégicos de cada um desses bairros, onde os índices de pobreza são altos e o acesso à educação e exposição às artes e cultura é limitado. Os locais selecionados para a sua construção criam novos marcos no tecido urbano, permitindo à população identificá-los como centros de encontro comunitário que promovem a regeneração da vida social.
PILARES Lomas de Becerra está localizado em um cruzamento denso em uma parte montanhosa da Cidade do México, cercado por movimentadas ruas de pedestres. A forma da edificação é gerada em função das árvores existentes no terreno e da criação de uma praça pública na esquina. A abertura diagonal no térreo oferece rotas de pedestres claras e fluidas em todas as direções, convidando os usuários a caminhar pela praça e entrar na edificação. As paredes diagonais dispostas na praça servem para organizar a transição entre o interior e o exterior. O térreo é aberto, e o espaço interno é marcado por uma leve fachada de vidro que se abre para fora, expandindo o espaço da praça para o nível da rua, tornando-a acessível aos pedestres e a toda a comunidade para uso como um local de encontro e no qual é possível desfrutar de atividades culturais e sociais.
WORKac e IUA estudaram cuidadosamente os PILARES da cidade já em operação para entender melhor como vários bairros e comunidades adaptaram os centros às suas necessidades. Por meio disso, e do estudo do programa de nossos PILARES, desenvolvido por meio do envolvimento próximo da cidade com as partes interessadas da comunidade de cada bairro, a flexibilidade emergiu como um aspecto fundamental do projeto. Em vez de atribuir vários programas a espaços separados, criamos uma escada central que atua como uma continuação da praça pública em todo o edifício, situando as necessidades de infraestrutura no perímetro e permitindo que o mobiliário seja reorganizado sem problemas e flua de um andar para o outro, conforme a necessidade. Esta abordagem flexível deixa em aberto a possibilidade de mudanças no programa ao longo da vida útil do edifício e permite que ele evolua e se adapte livremente.
Inspiramo-nos nas belas cores vibrantes do bairro. O uso da cor na arquitetura mexicana é um elemento que foi transformado e reinterpretado nas mãos de muitos artistas e arquitetos ao longo das gerações. O material principal é o concreto aparente, que apresenta uma textura rugosa no exterior e uma superfície lisa no interior. Ele foi escolhido por sua eficiência estrutural e qualidades térmicas e estéticas. Na aparência, o volume é simples e compacto, com um forte carácter que confirma a sua presença como edifício público, ao mesmo tempo em que permite a porosidade no térreo e grandes aberturas acima para torná-lo acessível, convidativo e em estreito diálogo com o bairro circundante e tecido urbano.